A ENOVE+ é uma iniciativa inovadora e encorajadora, que surge com a perspetiva de criar oportunidades e promover a empregabilidade e o empreendedorismo.

Promovida pelo Politécnico de Portalegre, a ENOVE+ foi desenhada para estimular uma cultura empreendedora apresentando aos diplomados e alunos finalistas de todos os graus de ensino do Politécnico, perspetivas de carreira.

O Politécnico assume, assim, o desafio de despertar a vontade e a capacidade de empreender na região, criando, em simultâneo, um espaço de encontro para a dinamização do mercado de trabalho para alunos e profissionais.

O evento aposta em workshops, mesas redondas, palestras e espaços empresariais como ponto de contacto entre alunos e entidades empregadoras.

 

Com a ENOVE+ queremos:

• Integrar alunos finalistas e diplomados do Politécnico no mercado de trabalho;

• Identificar oportunidades de emprego para alunos finalistas e diplomados do Politécnico;

• Estimular o empreendedorismo;

• Fazer a ligação entre o Politécnico e o tecido empresarial;

• Promover a partilha de ideias, desenvolver sinergias, identificar problemas e desenvolver soluções;

• Apresentar programas de apoio à criação do próprio emprego;

• Desenvolver capacidades de empreendedorismo no seio da comunidade, particularmente de jovens licenciados e finalistas;

• Apresentar casos de sucesso na criação de empresas.

 

A ENOVE+ é uma organização do Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito do projeto transfronteiriço EUROACELERA.

EUROACELERA é um Projeto de Cooperação Transfronteiriço que apoia o empreendedorismo e incubação, em particular de PME’s.

Este projeto tem em vista a promoção do espírito empresarial através do aproveitamento económico de novas ideias, impulsionando a criação de novas empresas com base na inovação e investigação. Pretende-se ainda o fomento de uma cultura de empreendedorismo entre jovens universitários finalistas, estudantes de ciclos superiores de formação empresarial e investigadores, fixando no espaço EUROACE jovens talentosos, com particular atenção para a igualdade de género, ruralidade e dispersão territorial.

A área de cooperação integra as regiões Centro e Alentejo em Portugal e a Estremadura espanhola, e do projeto fazem parte nove entidades espanholas e cinco portuguesas. Os parceiros espanhóis são Extremadura Avante, a Direcção-Geral das Empresas e da Competitividade da Junta da Extremadura, FUNDECYT-PCTEX, a Direcção-Geral de FP e da Universidade da Junta da Extremadura, o Instituto da Juventude da Extremadura, o Instituto da Mulher da Extremadura, a Associação de Jovens Empresários e Empregadores de Extremadura, duas empresas privadas estremenhas Sunhunter Investimento e Conector IDE. Os parceiros portugueses são, para além do Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Évora.

O projeto EUROACELERA está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Para mais informações sobre o EUROACELERA: http://euroacelera.com