20 de novembro

Veja aqui mais fotos de dia 20 de novembro

JOSÉ RATO NUNES – DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE ELVAS

“Começo por vos dar as boas vindas e cumprimentar o Professor Artur Romão que, para além de ser Pró-Presidente bastante ativo nesta casa, é também meu amigo pessoal e um amigo desta casa. Sei que ele gosta muito de vir aqui à ESAE. Para os nossos alunos devo-lhes dizer que todos os outros professores das outras escolas, e está aqui a Professora Cristina Guerra, gostam muito de vir à nossa Escola. Temos aqui um ambiente muito amigável, e os nossos alunos normalmente são bastante simpáticos e aparecem e são bastante ativos em iniciativas.

Dar-vos as boas vindas, também à Fábrica do Empreendedor que pela primeira vez está presente, e à Ana, cara colega, obrigado por estar presente nesta iniciativa.

Dizer-vos que mais do que uma iniciativa, a ENOVE+ é uma ferramenta muito importante quando vocês estão próximos de acabar a vossa formação e para a procura de emprego. Dar-vos a conhecer algumas das empresas da região, dar-vos a conhecer algumas das possibilidades que vocês têm de ser empreendedores e criarem o vosso próprio posto de trabalho. Este ano vai haver um workshop muito interessante: como construir um currículo e como estar presente numa entrevista. Isto pode parecer-vos uma coisa pouco importante, mas não é. Entre dois currículos e duas pessoas que fizeram exatamente o mesmo na vida, a pessoa que o tiver mais bem feito leva uma vantagem muito grande. Fizeram exatamente o mesmo, mas um soube explicar e apresentar as coisas que fez e o outro não. Portanto é muito importante que vocês adquiram conhecimentos sobre a forma mais correta de fazer o curriculum, e a forma mais correta de procurarem o vosso próprio emprego e criarem o vosso próprio emprego.

Uma última palavra para os funcionários do Politécnico e para os nossos funcionários aqui na ESAE que, como sempre, nos dão uma ajuda enorme na realização destes eventos, com uma dedicação de excelência, e que nos permite receber quer a ENOVE+, quer outras feiras, quer workshops, quer as jornadas, como temos feito amiúde recentemente, e proporciona aos nossos alunos ouvir coisa diferentes para além das aulas tradicionais.

Portanto, sejam bem-vindos e aproveitem aquilo que vos vêm aqui apresentar.”

ARTUR ROMÃO – COORDENADOR DA ENOVE+

“Cumprimentar todos os presentes, os oradores, as empresas e entidades que nos apoiam, funcionários, elementos do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, do qual o Paulo Ferreira subdiretor da ESAE também faz parte, e particularmente os alunos, diplomados e futuros diplomados da ESAE.

Esta é uma casa que sinto como minha, lecionei aqui também mais de dois pares de anos e volto sempre aqui com muito agrado. É com muito agrado que a ENOVE+, Feira de Emprego e Empreendedorismo regressa à cidade de Elvas. Estivemos aqui o ano passado numa edição épica, no Coliseu Rondão de Almeida e depois de 11 edições de itinerância, optámos por centrar o modelo naquilo que é a atribuição primeira do Politécnico de Portalegre. Nos estatutos do Instituto Politécnico, está definida como primeira atribuição a formação dos seus alunos e a facilitação da inserção na vida ativa. É essa a razão de ser também do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, apoiar a inserção na vida ativa dos seus alunos, fazendo-o de duas formas: ajudamos a empregar-se nas empresas, nas entidades que estão aqui connosco que irão fazer um conjunto de apresentações úteis também nesse propósito mas, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo dos seus alunos. Este estímulo ao empreendedorismo, fornecimento de ferramentas, de competências, pode ser depois aplicado de duas formas: como surgimento de ideias de negócio e depois da passagem dessas ideias de negócios a empresas ou, mesmo como empregados por conta de outrem, serem sempre empreendedores serem pró-ativos e ajudarem ao desenvolvimento das empresas e das entidades onde colaboram.

A ESAE tem tido um percurso notável, no conjunto do Politécnico de Portalegre no que ao estimulo do empreendedorismo diz respeito. Aliás, o primeiro diretor Gonçalo Barradas era um empreendedor por natureza e felizmente essa faceta mantem-se também viva na atual direção. Mas depois também um conjunto os docentes que mais diretamente têm acompanhado esta realidade, têm sido os representantes também do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego desta escola, concretamente Ricardo Ferreira, Luís Loures, atual vice-presidente, e na atualidade o Subdiretor Paulo Ferreira, têm tido sempre um papel preponderante, muito significativo no fomento e no estimulo ao conjunto dos alunos desta Escola e com resultados visíveis, como é o caso do Poliempreende, onde sistematicamente alunos desta Escola vencem no mínimo dois dos três prémios quando não a totalidade dos prémios. É essa ambição que nós mantemos e essa responsabilidade que vocês continuam a ter.

Vamos ter, conforme o Diretor disse hoje, um programa rico, com a colaboração de docentes, trabalhadores não docentes, de empresários que connosco estarão ao longo deste dia. Portanto, o programa reparte-se pela parte da manhã e pela parte da tarde. O meu voto e a minha ambição é que desfrutem convenientemente deste conjunto de colaborações de elevado valor, que vamos ter ao longo do dia de hoje.

Bom dia de trabalho para todos. Aproveitem bem a ENOVE+.”