20 de novembro – Sessão de encerramento

No final das atividades de dia 20 de novembro, teve lugar no Auditório Dr. Nuno Oliveira, na Escola Superior Agrária de Elvas, a sessão de encerramento.

ARTUR ROMÃO – COORDENADOR DA ENOVE+

“Fundamentalmente, nesta altura, e em jeito de encerramento, também de algum modo representando aqui o Vice-Presidente do Instituto que está em conjunto com o Diretor da escola numa reunião do conselho de gestão do Politécnico, fundamentalmente agradecer e reconhecer a valia do conjunto das intervenções que aqui tivemos. Da parte do João Amado, destacaria a alternância do percurso, a capacidade de se ir adaptando às circunstâncias e de ir identificando novas oportunidades, dedicar-se com rigor e alguma simplicidade a esse conjunto de oportunidades. É sempre com muito agrado que nós observamos os percursos que correm o mundo e depois se focalizam no nosso território e nesta área tão importante, tão decisiva, na qual a ASAE tem um papel tão importante. No caso do Leonel, que ainda foi meu aluno aqui na Escola Agrária, trouxe-nos uma mensagem claramente inspiradora e que todos devemos procurar: ter simplicidade, humildade, trabalho e também com grande dedicação. A Fábrica do Empreendedor, com a Luísa e a Raquel e ainda o Nuno que veio aqui também com grande prazer. Ainda não há muito tempo era ele aqui finalista na Escola Dom Sancho e convidou-me para uma sessão de umas jornadas que ia organizar. Podem contar com certeza, com o Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, contar com a Fábrica do Empreendedor, e com certeza que teremos aqui uma longa parceria baseada no conhecimento que já vamos tendo. Portanto é uma parceria com a qual contamos.

A Ana Pereira é uma pessoa da casa, que muitas vezes assume também as despesas da representação do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, já de há longa data e portanto, agradeço-lhe particularmente e ao conjunto do restante pessoal da ESAE.

Quanto à biblioteca e ao convite que há pouco fizerem, deixa-me muito contente o facto de as instalações da biblioteca estarem tão aprazíveis na forma como descreveram, porque no fundo será um regresso às origens, já que esta ASAE já lá funcionou também. Eu próprio dei aulas no primeiro andar das instalações da biblioteca.

É com muita satisfação que encerramos esta edição da ENOVE+ agradecendo a vossa presença, agradecendo todo o labor do nosso Gabinete de Empreendedorismo e Emprego.
Espero que tenham aproveitado e continuamos a contar com a disponibilidade aqui em Elvas, em Portalegre, em todo o mundo, de bons empreendimentos. Contem connosco para dar continuidade a este percurso, em que a ESAE tem sido de facto uma campeã do empreendedorismo. Os dados que o Professor Paulo Ferreira aqui apresentou, mais de 50% dos prémios totais, 50% dos primeiros prémios do Poliempreende, é bem sintomático o perfil das gentes de Elvas e dos alunos da ESAE.
Portanto muito obrigado e parabéns a todos.”